armas

4 armas para vencer as dificuldades

Talvez você já tenha percebido que sempre que decide fazer qualquer coisa, surgem dificuldades que se colocam entre você e o que deseja alcançar. Muitas vezes essas dificuldades são verdadeiras barreiras, difíceis de serem contornados.

Desista! Vida fácil não existe. Não se engane achando que vida boa é vida fácil. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer se quiser sentir-se realizado.

Por um longo tempo, achei que seria fácil viver uma vida que valesse a pena. Buscava sempre o caminho com menos obstáculos para percorrer, sendo que raras vezes chegava onde eu esperava chegar. Para falar a verdade, acho que sempre que optei pelo fácil não obtive os resultados esperados.

A verdade é que nada que vale a pena vem de graça, tudo tem um preço.

Aprendi na prática, errando muito, e a partir daí as coisas começaram a melhorar. Tanto que hoje ensino aos meus alunos que, “se está fácil, é porque está errado”.

Você precisa permanecer no limiar do conforto, e manter o esforço para evoluir.

Desistir ou lutar

É justamente nesse momento, quando surgem essas barreiras, que você tem 2 opções: abrir mão do seu sonho ou vencer as dificuldades e alcançar os seus sonhos.

Imagino que se você está lendo esse artigo até aqui, é porque decidiu que a primeira opção não é para você.

Se quiser realizar o que quer que seja em sua vida, vai ter que se esforçar.

Mas calma! Isso não quer dizer que é preciso sofrer.

Existem algumas armas que podemos utilizar para que o esforço não seja sinônimo de desconforto ou sofrimento, afinal não vamos abrir mão do prazer e da satisfação em realizar o que desejamos.

Em ordem, são elas:

  1. desejo
  2. mentalização
  3. ação efetiva
  4. resiliência

O desejo é a primeira arma na luta pela realização pessoal. Como Napoleon Hill descreve em seu livro Quem pensa enriquece, não se trata de uma simples vontade, e sim de um desejo ardente, intenso e permanente. Você deve colocar esse desejo como uma força vital que lhe conduz e lhe motiva a lutar.

Um grande guerreiro tem o desejo de vitória como sua principal arma. Com ela é capaz de superar a dor e o medo da morte.

Dificilmente alguém iria se lançar em um campo de batalha sem essa força. Se assim o fizesse seria um alvo fácil de ser abatido.

Então se você tem algo a realizar, seja uma simples tarefa do cotidiano ou um projeto de vida, transforme sua simples vontade em um desejo ardente de obter o resultado.

Uma boa forma de fazer isso, é utilizar técnicas de mentalização.

Imaginação e ação

Utilize o poder criativo de sua mente para formar imagens claras e nítidas do que quer realizar.

Separe alguns momentos durante a fase de planejamento para se conectar emocionalmente com a tarefa que está para realizar. Independente da forma como chegará no resultado, vivencie-o como se não houvessem as barreiras do tempo e do espaço.

Visualize em sua mente cada detalhe que envolve seu projeto, como se ele já estivesse realizado. Não deixe espaço para dúvidas, sinta-se feliz, forte e capaz.

Com o desejo intenso e um sentimento forte de poder de realização, é o momento da ação efetiva. Planeje, certifique-se que possui o que precisa para fazer o que deve ser feito e aja efetivamente.

Esse é o momento das “provas”. Você precisa provar para o universo que é merecedor da vida que quer ter ou dos resultados que deseja alcançar.

Você enfrentará seus principais inimigos, as forças internas contrárias ao seu propósito: preguiça, medo, procrastinação e mais. E muito provavelmente enfrentará também forças externas, como algum acontecimento inesperado ou uma pessoa que lhe exige uma energia extra.

E quando tudo parece não dar certo, entra a resiliência. A sua capacidade de se reerguer e voltar à luta ainda mais fortalecido.

Para isso é preciso autoestudo: assumir a responsabilidade pelo que acontece em sua vida, enxergando os pontos que precisam ser corrigidos em sua atitude e trabalhando para adquirir as habilidades e recursos que faltaram para então seguir em frente.

É sempre um ciclo de desejo, mentalização, ação efetiva e resiliência. Essas são as 4 armas para vencer as dificuldades e evoluir na direção dos seus sonhos.

Propósito de vida

Antes de lançar mão das armas na luta em busca da sua realização é preciso identificar o que te realiza; o seu propósito de vida.

Seu propósito de vida é o seu “norte” e tudo o que você faz deve estar alinhado com seus valores (princípios éticos) e suas virtudes (hábitos e atitudes).

Se você tem caminhado pela vida, sem ter uma ideia clara de onde quer chegar, qualquer evento ou obstáculo irá te afastar da vida que quer ter.

Para identificar seu propósito, você precisa definir seus valores e desenvolver virtudes.

O DeROSE Method, foi o método de aprimoramento pessoal que escolhi para me ajudar a enxergar meu propósito de vida e desenvolver as minhas habilidades para alcançar tudo o que desejo.

Ter uma boa vida exige um trabalho constante de autoconhecimento e muito esforço físico, emocional e mental, mas ao mesmo tempo, pode ser muito prazeroso e gratificante.

Deixe um comentário abaixo sobre esse assunto e se quiser saber mais sobre como vencer as dificuldades utilizando o DeROSE Method, entre em contato comigo.

Photo by Patrick Hendry on Unsplash

Deixe sua opinião abaixo

5 respostas

  1. Muito bom o texto. Também acho que a realização pessoal precisa de muito esforço para ser alcançado. Persistência e nunca desistir. Do objetivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vamos falar de metas, objetivos e propósito de vida?

Existe um método para você ter mais:

Quero lhe ensinar as técnicas e conceitos que proporcionam a qualidade de vida que merece.