Se você se sente sem direção, despendendo tempo e energia preciosos, para realizar algo e percebe que o seu sucesso ainda está distante, deve parar tudo agora e conhecer o conceito de Mapa Mental.
Talvez, em algum momento de sua vida você tenha assistido à filmes de aventura, estilo Indiana Jones (olha eu entregando minha idade, rsrs), ou Piratas do Caribe.
Essas aventuras cinematográficas, são interessantes, pois simbolizam nossas próprias vidas.
Cada um de nós é um herói em busca dos próprios tesouros perdidos, daquilo que nos realiza, como pessoas, profissionais, amantes, pais e mães. A vida é uma grande aventura!
Joseph Campbell em seu livro O Herói de Mil Faces, comparando os mitos, e a vida de personagens importantes da história da humanidade, encontrou 12 passos comuns a todas elas. Desde então, a jornada do herói, como ficou conhecido os 12 passos de Campbell, vem inspirando os maiores sucessos atuais da literatura e do cinema.
Fica aí uma boa sugestão de leitura!
Porém, hoje, quero lhe falar sobre algo que não pode faltar em nenhuma aventura que se preze. Não se trata de tesouros, dragões, mocinhas indefesas ou príncipes encantados, e sim de mapas! Mais especificamente, mapas mentais.
O que é um mapa mental
Mapa mental é uma forma de organizar ideias e informações sobre qualquer projeto, que ajuda a traçar estratégias, tornando mais clara a visualização da relação entre todos os elementos do projeto, suas causas e efeitos.
Há alguns anos atrás, pesquisando formas de melhorar minha produtividade no trabalho, logo percebi que os mapas mentais são ótimas ferramentas, não só para os projetos profissionais, mas também para o mais importante dos meus projetos, o autoconhecimento.
Há mais de 50 anos atrás o psicólogo inglês Tony Buzan inventou esse sistema de organização de ideias. Tony tornou-se autoridade mundial no conhecimento do uso do cérebro para o aumento da criatividade, melhora da memória e capacidade de aprendizagem.
Razões para usar mapas mentais
Para você tornar-se herói ou heroína de sua própria história, compartilho aqui as 4 razões pela qual eu uso mapas mentais.
Espero que elas também lhe motivem a experimentar essa ferramenta, mais abaixo vou mostrar dicas de como usá-la de forma eficiente.
1- Clareza mental
Não basta saber onde queremos chegar. Precisamos saber a direção, a distância e os possíveis obstáculos que estão entre o ponto de partida e o destino.
Imagine algo que você deseja muito realizar. Vamos lá! Feche os olhos e faça esse exercício de mentalização….
Imaginou?
Seja no seu corpo físico, na forma como se relaciona com as pessoas importantes, na aprovação em um concurso, um novo degrau em sua carreira, ou qualquer outra área da sua vida que queira transformar, existem muitos elementos que separam o ponto ao qual você se encontra hoje e o ponto que deseja alcançar.
Ao se deparar com algum obstáculo, o simples ato de observar o mapa com todos esses elementos relacionados de forma organizada, abre-se um leque de possibilidades para contornar a situação e continuar a jornada.
2- Aumenta a criatividade
Desenhar mapas mentais, requer um tipo de esforço. Nas primeira vezes que você se deparar com uma tela (ou folha de papel) para desenhar seu mapa, é bem possível que “dê um branco”. Insista!
Assim como sugeri acima, utilize a imaginação. Visualize aquilo que deseja e observe as condições atuais e a transformação acontecendo, então anote tudo que vier a sua mente.
Criar mapas mentais é uma ótima forma de estimular a criatividade associando técnicas de mentalização e também de meditação.
3- Otimizar o tempo
Quando decidimos realizar algo, é comum termos a falsa sensação de que devemos partir para a ação efetiva imediatamente.
Esquecemos, ou não consideramos, que o planejamento é parte fundamental para a realização de qualquer projeto e, por vezes, nos deparamos com situações que nos obrigam a voltar algumas etapas já superadas.
É na fase de planejamento que podemos compreender e trabalhar na solução de problemas antecipadamente, aumentando a produtividade e alcançando mais rapidamente o resultado.
4- Automotivação e liderança
Ao visualizar o mapa mental com as etapas do projeto, seus recursos e habilidades disponíveis para superar cada etapa, é natural que sinta mais motivação para continuar.
E o melhor é que os mapas mentais podem ser compartilhados.
Você pode usá-los também para motivar sua equipe, amigos ou família, qualquer pessoa que esteja contigo em sua empreitada. Afinal quem não quer fazer mais com menos esforço?
Escrevi um outro artigo sobre automotivação.
Como usar mapas mentais para realizar seus sonhos
Criar um mapa mental é algo tão simples, que você só precisa de um papel e um lápis para criar o seu.
Faça mapas mentais para qualquer projeto, seja para planejar uma viagem, a reforma ou a construção da sua casa nova, escrever um livro, ou seja qualquer projeto.
Compartilho abaixo algumas algumas regras importantes que uso para facilitar a assimilação e a memorização das informações:
- Comece pelo centro, com o tema principal;
- Crie ramificações com subtópicos que se relacionam, utilizando linhas com espessuras correspondentes ao seu nível de importância, deixando-as mais finas do centro para as extremidades;
- Evite frases longas, utilize palavras-chaves para facilitar a memorização;
- Use apenas uma palavra-chave por nível, sobre a linha;
- Utilize letra CAIXA ALTA o tema principal, e iniciais Maiúsculas para os subtópicos;
- Procure usar elementos visuais, como gráficos e imagens que simbolizam a ideia ou o tópico ao longo do seu mapa;
- Use cores, além do estímulo visual ajuda a agrupar e diferenciar as ideias.
Com o tempo de prática, você vai acabar desenvolvendo seu próprio estilo e vendo o que mais funciona para você.
Ferramentas para criação de mapas mentais
Com a internet, os mapas mentais se popularizaram e hoje existem inúmeras apps disponíveis para facilitar a criação dos seus primeiros mapas.
Abaixo listo 3 delas:
Você também pode usar um editor como o Canva ou o Venngage. Experimente e veja qual você se sente mais confortável em usar, mas lembre-se que o mais importante é criar o hábito de fazer seus mapas mentais.
Se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto leia o livro de Tony Buzan Mind Map Mastery: The Complete Guide to Learning and Using the Most Powerful Thinking.
Comente abaixo em que projeto de sua vida você vai utilizar a técnica de mapa mental.