Liderança e tolerância

Aprenda a tolerar para ter sucesso

A habilidade de tolerar é imprescindível para quem quer alcançar o sucesso em qualquer área da vida.

Seja em sua profissão, em seu casamento, em seus estudos ou em qualquer outro projeto, é preciso melhorar a qualidade de seus relacionamentos para obter sucesso.

A não ser que seu propósito seja uma vida isolada no alto de uma montanha, vivendo exclusivamente do que consegue produzir com seus recursos naturais, o seu sucesso vai depender da sua capacidade de tolerar as diferenças.

Tolerar é aceitar

Aceitar não significa concordar, mas sim, suportar.

Nascemos para sermos livres. Buscamos a liberdade para pensar e agir de forma a vivermos a vida que acreditamos valer a pena ser vivida.

Porém, como disse Sartre:

“o inferno são os outros”.

Para nós, seres humanos, a liberdade alheia atrapalha.

Quando nossos interesses entram em conflito com os interesses de nossos pares, tendemos a cercear sua liberdade.

Pessoas são diferentes

Cada indivíduo vive em um universo único, que só existe em sua própria mente.

A maneira como enxergamos o mundo que nos rodeia é influenciado por uma combinação de fatores internos e externos.

Experimentamos o nosso mundo, cultura e acontecimentos, através dos 5 sentidos. É com o tato, a visão, o paladar, o olfato e a audição que interagimos com tudo a nossa volta.

O que experienciamos passa por um filtro de reações químicas em nosso cérebro que influencia nosso comportamento.

Essa percepção da realidade criada em nosso cérebro é que forma a nossa personalidade, nossas características individuais.

Portanto cada um de nós enxerga o mundo sob uma ótica diferente

É pelo olhar do outro que reconhecemos a nós mesmos

Ao mesmo tempo que nos sentimos ameaçados pela liberdade dos outros, necessitamos da presença dos outros para nos sentirmos completos. Somos seres gregários!

Queremos ser amados pelo que somos, mas procuramos ajustar nosso comportamento àquilo que as pessoas esperam de nós. Isso gera um paradoxo que muitas vezes desencadeia um estado de insatisfação e frustração.

Necessitamos do amor, da amizade, do apoio e do reconhecimento das outras pessoas e por isso devemos desenvolver a habilidade de nos tornarmos mais tolerantes com as diferenças em nossas relações.

Um bom líder precisa ser tolerante com os erros, opiniões, costumes e anseios de seus liderados se quiser mantê-los motivados a agir em favor do que acredita ser o melhor para se obter o sucesso.

Como ser mais tolerante

Se você vive em uma grande cidade pode perceber como a intolerância faz parte do nosso dia a dia. É só prestar atenção ao barulho do trânsito.

Geralmente, as pessoas tendem a se zangar, quando outro motorista distraído dá-lhe uma “fechada”. Automaticamente colocam a mão na buzina e, não raro, surgem discussões.

Quantas histórias de vidas que se perdem por motivos tão banais como brigas de trânsito.

A solução parece estar na frase: “ame ao próximo como a ti mesmo”. Em outras palavras, Jesus Cristo mostra que a mesma liberdade que temos para sermos o que desejamos ser, para viver a vida que queremos viver, devemos conceder aos outros.

Ao reconhecermos que também cometemos erros, tendemos a tolerar o erro dos outros, dessa forma encontrando soluções mais racionais, e não emocionais, para contornar um problema.

Podemos adotar alguns hábitos e atitudes para desenvolver a tolerância. São eles:

Preste atenção na respiração

Em uma possível situação de conflito, interfira nesse processo inconsciente, tornando-o consciente. Inspire e expire de forma lenta, profunda, abdominal.

Ao interferir no ritmo respiratório, você interfere também nos batimentos cardíacos e consequentemente na circulação do sangue e na oxigenação do cérebro, proporcionando uma sensação de bem estar que estabiliza suas emoções.

Mantenha o silêncio

Procure não reagir fazendo uma leitura do ambiente, ou do acontecimento. Escute a outra parte, com muita atenção e sem julgar.

Não necessariamente é preciso concordar, mas entender e aceitar uma possibilidade de pensamento diferente da sua.

Dessa forma você pode identificar algum ponto onde uma possível solução possa surgir.

Faça um auto-estudo

Lembre-se que você gastará muito mais energia se tentar modificar a atitude do outro, e isso geralmente é energia desperdiçada. É inútil tentar mudar os outros.

Procure identificar como se sente, as causas do seu desconforto, para então poder trabalhar em si mesmo, encontrando uma solução para o conflito que seja mais favorável.

É muito mais fácil mudar uma atitude em nós mesmos do que em outra pessoa.

Portanto o autoconhecimento e a humildade são as chaves para se ter mais tolerância e consequentemente, bons relacionamentos que conduzem ao sucesso.

Se quiser saber mais sobre como desenvolver o autoconhecimento e a tolerância para se obter o sucesso em qualquer projeto, eu posso lhe ajudar através do DeROSE Method, uma proposta de qualidade de vida e alta performance.

Gostou ou quer contribuir com esse artigo, deixe abaixo seu comentário.

Deixe sua opinião abaixo

3 respostas

  1. Gostei muito da sua explanação sobre o assunto. É simples mas ao mesmo tempo difícil porque a dificuldade está justamente no reconhecimento de que nós mesmos precisamos reagir diferente e com sabedoria diante das diferenças e adversidades da vida. (quem tem a consciência).Muitos males são gerados por nós mesmos, por não usarmos do auto conhecimento e do princípio de amar o próximo como a nós mesmo e a Deus acima de todas as coisas. (obedecer os mandamento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Vamos falar de metas, objetivos e propósito de vida?

Existe um método para você ter mais:

Quero lhe ensinar as técnicas e conceitos que proporcionam a qualidade de vida que merece.