Muito tem se falado em mindfulness e meditação no universo corporativo. Se você está antenado com as necessidades do mercado de trabalho, seja procurando uma nova colocação ou um cargo de liderança, ou mesmo esteja procurando um colaborador para uma vaga em sua empresa, já deve ter se deparado com um destes termos.
Midfulness é a capacidade de permanecer com a atenção focada exclusivamente no momento presente, seja um trabalho, uma leitura, uma conversa, uma imagem, uma música.
Mais produtividade é uma das habilidades que o mercado de trabalho mais valoriza em um profissional. Obter mais resultados com menos esforços é um desejo não só dos gestores de equipe, e sim de toda a humanidade ao longo de sua história.
Como surgiu o mindfulness
Mindfulness, ou atenção plena, é um termo relativamente novo, difundido no ocidente pelo Doutor Jon Kabat-Zinn a partir de 1979, como uma prática terapêutica para reduzir o estresse.
A redução do estresse é sem dúvida uma das principais razões pelas quais o ocidente tem se interessado por técnicas de mindfulness, mas esse é apenas um dos efeitos produzidos pela prática.
Segundo o escritor e professor DeRose, fundador do DeROSE Method, uma escola que utiliza técnicas para aprimorar o comportamento, a qualidade de vida e a performance de profissionais, atletas e estudantes, mindfulness e meditação são técnicas tão antigas quanto a história da humanidade.
São partes de um acervo de técnicas que juntas têm a meta de levar o praticante a um estado de consciência expandido, a qual chama de hiperconsciência.
Surgiu a mais de 5.000 anos atrás, no local onde hoje se encontra o Vale do Indo, em uma sociedade de comportamento matriarcal, sensorial e desrepressor. Os Drávidas, como ficaram conhecidos, pertenciam a uma das civilizações mais avançadas da antiguidade. Com a descoberta das ruínas de cidades como Harappá e Mohenjo-Daro, esse avanço ficou evidente e isso se deve, provavelmente, ao fato de terem sido adeptos de técnicas como mindfulness e meditação.
DeRose é um profundo estudioso e pesquisador dessa filosofia e seu método possui escolas em mais de 10 países, espalhados pelas Américas e Europa.
Por que devo praticar mindfulness e meditação?
A busca pelo equilíbrio entre o que se faz para alcançar o ideal de vida e o tempo que se tem para aproveitar a vida é um dos maiores geradores de estresse, e a habilidade de perceber cada nuance do contexto em que cada atividade está inserida é o que alavanca a produtividade e a sensação de realização pessoal ou profissional.
Estudos científicos como o da neurocientista Dra. Sara W. Lazar divulgado em 2005 mostram como a meditação pode remodelar a estrutura do nosso cérebro, principalmente o cortex pré-frontal. Essa parte é responsável pelas funções executivas, como a capacidade de planejamento, memória e modulação de comportamento social. Por isso a prática tem sido muito difundida no mundo dos negócios.
Um artigo da revista Forbes de 2017 mostra uma lista de pessoas famosas, em diversas áreas, que têm em comum uma prática que produz esse estado de atenção plena e expansão da consciência.
Celebridades como o fundador do grupo Virgin, Richard Branson, a apresentadora Oprah Winfrey, o fundador do Twitter, Jack Dorsey e o mega investidor e bilionário, Warren Buffet até a modelo Gisele Bündchen, o escritor Yuval Noah Harari, a atriz Grazi Massafera e por aí vai, estão entre as pessoas de sucesso que admitem praticar meditação.
Com isso podemos perceber a importância de uma prática que aumente a capacidade de foco, a eficiência e a produtividade, seja você um empresário, esportista, cientista, escritor ou estudante.
Como funciona a meditação
Antes de começar a sair por aí em busca de qualquer método ou técnica de meditação espalhada por esse mundão a fora é preciso saber como funciona esse processo de autoconhecimento.
Muitas técnicas disponíveis na internet podem levar a um estado de hipnose, facilmente confundido com meditação.
O exercício de meditação é um processo para expansão da consciência, de máxima lucidez, enquanto a hipnose é o processo contrário, onde a consciência se reduz a ponto de aceitar qualquer sugestão ou comando.
A hipnose é muito útil como tratamento terapêutico para muitas doenças físicas ou psicológicas, e deve ser usada por profissionais treinados, éticos e responsáveis. Caso contrário, pode ser muito perigoso.
Segundo a filosofia adotada nas escolas do DeROSE Method, o universo é composto por diversos planos por onde a consciência transita
Do mais denso ao mais sutil os principais planos são:
- Físico;
- Emocional;
- Mental;
- Intuicional e
- Mônada, ou essência.
A consciência atuando em cada um desses planos tem uma função a qual podemos atribuir um verbo para facilitar a compreensão:
- Físico (executar);
- Emocional (desejar);
- Mental (planejar);
- Intuicional (perceber);
- Mônada (ser).
Conclusão
Portanto a consciência expandida atua em cada um dos planos levando o nosso corpo físico a executar os desejos previamente planejados e percebidos do que somos destinados a realizar. Isso é eficiência.
Mindfulness e meditação estão respectivamente relacionados ao plano mental e intuicional.
Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto ou como expandir sua consciência? Eu posso lhe ajudar. Comente abaixo ou entre em contado comigo pelo WhatsApp que te conto como.